terça-feira, 3 de maio de 2011

MANDALAS XAMANICAS

 

No xamanismo todos os seres em equilíbrio possuem formas harmoniosas e quando a energia de vida, seu ser interior, se desorganiza, as formas exteriores reagem a isso.

O conflito, dor e a doença são respostas à desarmonia interior, a perda do equilibrio acaba desestruturando a forma do corpo físico.

Os povos índigenas tentando retificar a estrutura da energia que havia se perdido teciam uma nova forma em equilibrio, contendo um pouco de tudo que é saudável, forte, positivo, belo, pacífico e harmonioso.

Assim surgiram as mandalas, formas com intenção de cura, que são colocadas em filtro de sonhos, escudos, amuletos, anéis, colares, roupas, circulos de cura como a roda da medicina e gráficos, como a radionica utiliza.

As mandalas existem em diversas formas e materiais, pedra, areia, madeira, semente, tecido, e podem ser esculpidas, desenhadas, pintadas, coladas, bordadas ou mesmo plantada (como um jardim).
O curador indigena coloca na mandala o que chama de Intenção de Vida, que é um tônus energético de perfeita harmonia, captado num estado alterado de consciência, em ligação com a natureza e os aliados.

Ele invoca os elementos e a força original da alma, se tornando perceptivo as necessidades da pessoa doente, então projeta e cria na mandala o máximo da força natural necessária para a cura.

A mandala atua como uma mensagem ao mundo espiritual, alterando as linhas, formas e pulsações em nível astral, criando uma onda que atinge o corpo mental, emocional e físico, é um canal de transmissão da energia.

Muitas coisas podem fazer parte de uma mandala e cada uma delas traz consigo o poder inerente do seu elemento - cores, textura, odores, força - todos esses detalhes são importantes na hora de construir uma mandala.

Pedras, ervas, flores, folhas, sementes, cascas de arvore, argila, representam o elemento TERRA e trabalham a estrutura do corpo etérico, a energia do físico, são necessárias em caso de doenças do corpo.

Conchas, água, espinhas de peixe, ouriços, pedras de rio, estrelas do mar, representam o elemento ÁGUA, trabalham a estrutura do corpo emocional, a energia dos sentimentos, são necessárias em caso de disturbios emocionais.

Chocalho, penas, apitos, sopro, vento, ossos de passaros, representam o elemento AR, trabalham a estrutura do corpo mental, a energia dos pensamentos, são necessárias quando precisamos mudar habitos, atitudes, padrões ou idéias.

Carvão, energia do sol, pedras quentes, lava, energia do curador, representam o elemento FOGO, trabalham a estrutura do corpo extra sensorial, a energia do espirito, são necessárias quando perdemos o sentido da vida e função social.



 

A FUNÇÃO DA CORES
Se as ervas e pedras emitem informações que serão trabalhadas de forma gradual as cores na mandala causam reações imediatas, tanto a nível sutil quanto fisiológico, por isso devemos dar a elas especial atenção.

CORES QUENTES : Ação no nível fisico e etérico, chacras básico, umbigo e plexo solar.

VERMELHO - vitalidade, vontade de viver, aceleração das funções corporais, paixão, sensualidade, auto-envolvimento, prazer, motivação, alegria, ancoramento.

LARANJA - liberdade, comunicação, viver no presente, nova visão para a vida, despreocupação para enfrentar adversidades, criatividade, expressão verbal fácil.

AMARELO - sabedoria, clareza mental, raciocínio acelerado, memória, inteligência, depuração da mente, lembrança, opção.

CORES NEUTRAS : Ação sobre o corpo emocional e mental, chacras cardíaco e laríngeo.

VERDE - cura, estabilidade, generosidade, integração, cooperação, calma, segurança, doação, harmonia, ponderação, estabilidade, reflexão e quietude.

ROSA - beleza, receptividade, compaixão, bondade, amor universal, cura de perdas emocionais, auto-valorização, despreendimento, pureza, calor humano, afetividade.

LILÁS - auto-estima, juventude, leveza, perdão, externar emoções com equilibrio, seguir seus impulsos positivos, confiança, flexibilidade, suavidade, contentamento.

CORES FRIAS : Ação sobre o corpo mental, extra-sensorial, chacras frontal e coronário.

AZUL - paciência, introspecção, visão da eternidade, individualidade, verdade, compreensão das situações, equilíbrio, poder de escolha, sobriedade.

ÍNDIGO - firmeza, desapego, relaxamento, silêncio, devoção, romper padrões destrutivos, ordem, entrega, obediência ao eu interior.

VIOLETA - purificação, transmutação, proteção, livre escolha, libertação, intenção, abrir mão de medos e limites, sensibilidade, conexão ao universo.

BRANCO - ascenção, pureza, integridade, conhecimento espiritual, limpeza, coesão, imparcialidade, elevação, simplicidade, esperança, igualdade.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...