segunda-feira, 9 de maio de 2011

O xamã poderia ser considerado um tipo de curandeiro, mas nem todos os curandeiros são xamãs

DEFINIÇÕES DE UM XAMÂ:

- “O xamã poderia ser considerado um tipo de curandeiro, mas nem todos os curandeiros são xamãs”.

- “O curandeiro se apresenta como pessoa capaz de tratar enfermidades que são particularmente temidas pelas pessoas e para as quais a medicina não possui todavia métodos terapêuticos mais eficientes”. (Enciclopedia Lusobrasileira de culturas, 1977).

- “Entre os siberianos e outros grupos de todo o mundo com crenças análogas, é a pessoa a quem se atribuem poderes para curar os enfermos e comunicar-se com o mundo do além” (The New Encyclopedia Británica; 1989)

- “Curandero indígena que altera deliberadamente sua consciência a fim de obter conhecimento e poder proveniente do mundo dos espíritos para ajudar e curar os membros de sua tribo” (Krippner; 1988)

- Entre os Ojibway em Canadá ” é a pessoa, homem ou mulher, que experimenta, absorve e comunica uma especial forma de apoio, de poder sanador” (Grim; 1983)

- “O que conhece as técnicas arcaicas do êxtase” (Eliade)

- “Uma pessoa a quem se atribuem poderes especiais para comunicar-se com os espíritos e influir sobre eles dissociando sua alma de seu corpo. Os espíritos lhe ajudam a realizar suas tarefas que incluem descobrir a causa das enfermidades, da fome e qualquer desgraça, e de prescrever a cura apropriada. Encontram-se entre os siberianos e outros povos asiáticos; sua atividade se desenvolve também entre muitas outras religiões e com outros nomes”.(The Cambridge Encyclopedia, 1990).

- “Uma pessoa disposta a confrontar os mais grandes medos e sombras da vida física”. E, em função dos resultados: “Um curador que experimentou o mundo das sombras e que confrontou sem medo e sua própria sombra tanto como o diabólico que há nos outros e que pode, com êxito, trabalhar com as forças da obscuridade e da luz”.(Sams; 1990) 
- “Um guia, um sanador, uma fonte de conexão social, um mantedor dos mitos do grupo e de sua concepção de mundo” (Walsh; 1990).

- “Técnico arquetípico do sagrado. Sua profissão se desenvolve no espaço que une a imaginação mítica e a consciência ordinária” (Larsen).

- “Pessoa de qualquer sexo que tem um especial contato com os espíritos(entendidos como forças não facilmente evidenciáveis) e capaz de usar sua habilidade para atuar sobre aqueles que estão afetados por esses mesmos espíritos” (Harner).

- “Grande mago e sacerdote de certos povos primitivos, em especial do Norte da Ásia. Entre os mais famosos estão os xamãs da Siberia” (Diccionario de las C.O.); El Manual Moderno (1985).

- Xamanismo: “A arte eterna de viver em harmonia com a criação” (Matthews en “The celtic shaman”. 1991). 
- “O xamanismo é entendido por muitos investigadores, especialmente pelos antropólogos, como um fenômeno arcaico mágico-religioso no qual a figura central se caracteriza por ser mestre na arte do êxtase”. (Edwards 1994).
Aho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...